LULA

Lula reage a sanções dos EUA contra ministros do STF: “Ataque à soberania do Brasil”

📅 Edição de 19 de julho de 2025

Redação – Jornal Costa do Dendê

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou neste sábado (19) uma nota oficial criticando duramente a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos diplomáticos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A medida, anunciada na noite de sexta-feira (18), provocou reações imediatas no cenário político nacional.

Na nota, Lula classifica a decisão norte-americana como “arbitrária e completamente sem fundamento”, além de reforçar que o ato representa uma grave interferência externa no funcionamento das instituições brasileiras.

“A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, afirma o presidente.

A sanção imposta pelo Departamento de Estado dos EUA teve início com a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, apontado por políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro como responsável por um suposto “complexo de censura” contra opositores. Em seguida, outros sete ministros da Corte também foram incluídos na medida, com exceção de André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.

A decisão veio na esteira da operação da Polícia Federal que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Bolsonaro, e intensificou a tensão entre os três poderes brasileiros e o atual governo norte-americano, liderado por Donald Trump, em seu segundo mandato.

Lula declarou estar “certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais: a defesa permanente do Estado Democrático de Direito.”

 

 


🌍 Crise diplomática em curso

A resposta do governo brasileiro se soma à nota da Advocacia-Geral da União (AGU), que também repudiou a medida dos EUA e defendeu a independência do Judiciário brasileiro. No Congresso Nacional, parlamentares de diferentes espectros políticos já pedem cautela nas relações exteriores e a convocação do chanceler Mauro Vieira para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Especialistas em direito internacional alertam para os riscos de uma ruptura diplomática entre os dois países, sobretudo num momento em que o Brasil busca ampliar sua atuação no cenário global com base na estabilidade institucional e no fortalecimento do multilateralismo.


📌 Entenda o caso:

O que aconteceu?EUA revogaram vistos de ministros do STF e do PGR
Quem foi atingido?Alexandre de Moraes e mais 7 ministros, além de Paulo Gonet
Quem ficou de fora?André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux
Reação do governo brasileiroNota oficial de Lula condenando a sanção e defendendo a soberania nacional

🗣️ Lula, na íntegra:

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.

A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.

Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.”


Jornal Costa do Dendê – Informação com compromisso e coragem.

Publicar comentário

Você pode ter perdido